MUSICA UNICBM
ATENÇÃO:
PARA VER O FÓRUM, LER OS ASSUNTOS, ABRIR DISCUSSÕES E POSTAR RESPOSTAS, É NECESSÁRIO QUE VOCE FAÇA SEU REGISTRO E DEPOIS O LOGIN.

Participe do fórum, é rápido e fácil

MUSICA UNICBM
ATENÇÃO:
PARA VER O FÓRUM, LER OS ASSUNTOS, ABRIR DISCUSSÕES E POSTAR RESPOSTAS, É NECESSÁRIO QUE VOCE FAÇA SEU REGISTRO E DEPOIS O LOGIN.
MUSICA UNICBM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trabalho sobre instrumentos de sopro de orquestra

Ir para baixo

Trabalho sobre instrumentos de sopro de orquestra Empty Trabalho sobre instrumentos de sopro de orquestra

Mensagem por Admin 03.04.17 6:32

https://onedrive.live.com/view.aspx?resid=FF2142D4AC06980E%212612&id=documents&authkey=!AMCIB3ySIrQ-jsI&wdparaid=%20null



CÓPIA ABAIXO NÃO FORMATADA:


CONSERVATÓRIO BRASILEIRO DE MÚSICA CENTRO UNIVERSITÁRIO


Bernardo Pereira, Fernando Pinhati,
Marco A. P. Rodrigues, Matheus Kaczmarkiewicz, Sônia Santos,  
Thereza Christina L. Coutinho



INSTRUMENTOS DE SOPRO:  
UMA ANÁLISE DE ALGUNS, E SEUS PAPÉIS NA MÚSICA ERUDITA.





RIO DE JANEIRO
2017  

CONSERVATÓRIO BRASILEIRO DE MÚSICA CENTRO UNIVERSITÁRIO  
BERNARDO PEREIRA, FERNANDO PINHATI, MARCO A. P. RODRIGUES, MATHEUS KACZMARKIEWICZ, SÔNIA SANTOS, E THEREZA CHRISTINA L. COUTINHO



 


INSTRUMENTOS DE SOPRO:  
Um análise de alguns, e seu papel na musica erudita.




                                                                    Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em Música  
por exigencia da docente.
Profª: Rachel de A. Pereira




RIO DE JANEIRO
2017



FAGOTE
O fagote é constituído por um complexo sistema de dedilhados e palhetas duplas. É feito de madeira e é o mais grave dessa família. Apesar das diversas semelhanças com a Dulciana, o Fagote é considerado uma invenção completamente nova.
O instrumento caiu nas graças de Mozart, Bach, entre outros. O único empecilho para fabricação mais numerosa era a própria limitação dos músicos em relação a complexidade do sistema de dedilhado.
Os fagotistas devem aprender três claves diferentes: Fá, Sol e Dó na quarta linha. O início do registro do Fagote é em B1.
FLAUTA TRANSVERSAL
A flauta é, depois da voz humana, o instrumento musical mais antigo. Teve duas fases distintas: a fase “alemã”, ou do sistema antigo e a fase da flauta moderna, a partir de Theobald Boehm. Theobald Boehm (1794-1881) foi o primeiro a aplicar conceitos científicos na construção da flauta usando grandes orifícios posicionados, e o sistema mecânico, com chaves, para possibilitar ao instrumentista controlar orifícios distantes, sugerindo que o formato cônico do instrumento deveria ser alterado para cilíndrico e substituindo a madeira pelo metal.
A flauta divide-se em três partes: bocal ou cabeça, corpo e pé e tem vários tamanhos: flautim (ou piccolo – em dó 5), a flauta de concerto (em dó 4), a flauta alto (em sol 3), a flauta baixo (em dó 3), a flauta contrabaixo (em dó 2), a flauta sub baixo (em fá1), a flauta duplo contrabaixo (em dó 1) e a flauta hiper baixo (em dó 0).  
CLARINETE
É um aerofone da família das madeiras com palheta simples e chaves. Surgiu da chalumeau (charamela). Em 1690, Johann Christoph Denner, acrescentou na charamela uma chave para o polegar esquerdo ampliando sua sonoridade. Assim, surgiu o clarinete, introduzido nas orquestras em 1750. É cilíndrico, feito em ébano, metal, granadilha, vidro, cristal ou plástico. Se compõe de: Boquilha, barrilete, corpo superior, corpo inferior e campânula; contém chaves, anéis e hastes de metal usadas para obstruir ou desobstruir orifícios no instrumento produzindo as notas. A palheta é simples, feita de cana-do- reino. O timbre é aveludado, brilhoso e encorpado. Possui a maior extensão de notas dos instrumentos de sopro.  
Podem ter três sistemas de chaves: Albert (13 chaves), Boehm (17 chaves) e Oheler (22 chaves). Classificam-se pela afinação formando uma vasta família, alguns deles sendo: Clarinete Sopranino (em lá♭, em mi♭, e em ré), Clarinete Soprano (em dó, si♭, ou em lá), este o mais comum, entre outros.
OBOÉ
É um aerofone da família das madeiras e de palheta dupla. Possui formato ligeiramente cônico, e é feito em madeira (ébano, jacarandá e outras).  
Foram incorporados à orquestra em meados do século XVII, quando se popularizou através de artistas como A.Vivaldi, J.S. Bach, entre outros. Possui registro agudo e penetrante, emitindo um som mais áspero se comparado com o timbre claro e aberto da flauta. Sua extensão é de duas oitavas e uma sexta, entre Si bemol 2 e Sol 5. Constitui uma subfamília de instrumentos. Os principais são: Oboé soprano: afinação: Dó; Oboé d'amore: afinação: Lá; e Corne inglês: afinação: Fá
TROMPA
É um aerofone com bocal, da família dos metais, que consiste em um tubo ligeiramente cônico de mais de 3,7 metros de comprimento enrolado em si mesmo, com um abertura maior ao final e contém de 3 a 5 pistons, dependendo do modelo. Podem ser afinadas em qualquer nota, mas são mais comuns em Fá (alcança de Dó 1 a Dó 5) e Si bemol (alcança de Fá 1 a Fá 5).  
Teve origem no uso de chifres de animais como instrumentos musicais. Até hoje o shofar, um chifre de carneiro, é utilizado em cerimônias judaicas. Foi utilizada também para atividades de caça e, para facilitar a caça em cima de cavalos, o tubo passou a ser enrolado sobre si mesmo num formato mais parecido com o que conhecemos hoje. A trompa natural, sem pistões, pode emitir apenas os sons da série harmônica da nota em que é afinada. Apenas no século 18 é que a trompa se torna um instrumento cromático, através da troca de parte do tubo no bocal ou no meio da trompa, resultando em uma afinação diferente. Junto a este mecanismo, surgiu também a técnica da mão direita dentro do pavilhão, que permite o músico alterar a altura da nota em semitons e também o timbre.
TROMPETE
É um aerofone de sopro, da família das percussões, dos metais, é o que produz o som mais agudo da Família, conhecido também como pistom. Eram feitos de cana, bambu, madeira ou osso e até conchas. Mais tarde, os romanos e outros povos construíram-no na versão metal para fins militares. Sua função era de comando militar.
 O trompete mais usado é o trompete em b ou Si bemol. Devido ao mecanismo de pistão, soa duas oitavas e uma sexta maior. São comumente usados em bandas, e em orquestras de jazz e sinfônica.




REFERÊNCIAS

ARAÚJO, Sávio. A evolução histórica da flauta até Boehm. 1999. Disponível em: https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/home/artigos2/a-evolucao-historica-da-flauta-ate-boehm.  

http://faroflautista.blogspot.com.br/2012/04/os-diversos-tipos-de-flauta.html

http://www.osmc.com.br/informativo/015/noticia_3.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Horn_(instrument)

https://en.wikipedia.org/wiki/Crook_(music)

https://en.wikipedia.org/wiki/Hand-stopping

http://www.trompista.com/pt/viewtopic.php?t=697

https://sacsensina.wordpress.com/2008/08/27/a-trompa/

http://www.ciframelodica.com.br/trompete/

 http://blogdosclarinetistas.blogspot.com.br/

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Clarinete

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Clarinete_baixo

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Charamela

https://www.youtube.com/watch?v=oY-dvzFetpE

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fagote
Admin
Admin
Admin


https://alunoscbm.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos